Ad
Ad
Ad
Arquitetura

Eladio Dieste e a cerâmica armada

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Engenheiro uruguaio Eladio Dieste e  sua principal invenção: a cerâmica armada. Essa inovadora técnica construtiva baseia-se na possibilidade de fechar grandes espaços com delgadas lâminas de tijolo, aço e argamassa, aproveitando-se ao máximo a resistência pela forma, e obtendo superfícies de simples ou dupla curvatura e lâminas plissadas, com grande economia e eficiência no uso dos materiais e da mão de obra.

Eladio Dieste produziu uma obra de caráter único, em vários países da América Latina, a partir de uma opção construtiva simples, o tijolo cerâmico, que usado com um profundo conhecimento estrutural possibilitou a construção de uma arquitetura com formas ousadas, onde espaço e estrutura são indissociáveis.

Eladio Dieste em relação a cerâmica afirma, que as virtudes resistentes das estruturas que procuramos dependem de sua forma, por meio de ela são estáveis, não por torpe acumulação de material, e nada mais nobre e elegante desde o ponto de vista intelectual que isto: resistir pela forma, e também não nada que nos imponha mais responsabilidade plástica.

O legado de Dieste evidencia que é possível responder satisfatoriamente com tecnologias apropriadas a demandas específicas do contexto social, econômico e tecnológico. Seu talento é indiscutível e sensibilidade extraordinária, destacam-se em Dieste a sólida formação acadêmica e seu espírito crítico, qualidades estas que lhe permitiram dar um significado contemporâneo ao tijolo cerâmico e ao uso de superfícies abobadadas.

Escolhemos uma obra muito especial dele que é a Igreja do Obrero, localizada em Atlântida, construída em 1961, foi feita com abóbadas de dupla curvatura com dupla camada de tijolos maciços. Essas estruturas possuem algumas características particulares, a saber: As abóbadas são apoiadas diretamente no solo sem intermédio de vigas ou pilares, as abóbadas descarregam diretamente nas estacas, no caso de solos argilosos, ou em perfis metálicos, no caso de solo de rochas e as paredes de cerâmica armada estão desenhadas para suportar empuxos horizontais produzidos pelo material a granel.

Abaixo algumas fotos para que vocês conheçam esta grande obra:

Fonte: themindcircle
Fonte: themindcircle
Fonte: themindcircle
Fonte: themindcircle

Fonte da Pesquisa:

ROMAN,Cláudio Escandell. Eladio Dieste e a cerâmica armada. Dissertação de Mestrado-Univerdade de Brasília(UNB), Brasília.2012

Write A Comment